quarta-feira, 23 de maio de 2007

Empadão de Esparguete


500 g de esparguete
600 g de carne para guisar
100 g de margarina
1 cebola
1 dente de alho
1 ramo de cheiros pequeno
1 dl de vinho branco
4 c. de sopa de polpa de tomate
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
2 ovos cozidos
queijo ralado q.b.
12 azeitonas pretas sem caroço
2 tomates pelados de conserva ( ou 1 tomate maduro sem pele nem sementes)


Limpe a carne, corte-a em pedacinhos muito pequeninos e tempere-os com sal, pimenta e vinho branco. Pique finamente a cebola e o dente de alho e prepare o raminho de cheiros.

Deite metade da margarina num tacho, junte o alho, a cebola e o ramo de cheiros e leve ao lume para refogar.

Logo que comecem a alourar junte a carne, mexa bem e deixe cozinhar lentamente sobre lume brando mais 3 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não pegar.

Junte o restante vinho, a polpa de tomate e água até 2 cm acima da carne e deixe cozer em lume brando.

Entretanto, coza o esparguete al dente, em abundante água temperada com sal. Escorra-o num passador e lave-o com jactos de água fria, deixando-o depois a escorrer.

Enquanto a carne vai cozendo, mexa-a uma vez por outra e acrescente alguma água, se necessário. No final deve de ficar com molho, somente à altura da carne mas sem a cobrir. Rectifique os temperos.

Deite a restante margarina num tacho largo e leve ao lume para aquecer, junte-lhe de seguida o esparguete (bem escorrido), deixe aquecer, mexendo com um garfo, e tempere-o a gosto com sal, pimenta e noz-moscada.

Espalhe metade do esparguete num pirex ou tabuleiro de ir ao forno. Sobre esta camada de massa, espalhe a carne retirada com uma escumadeira, sem o molho, e, sobre a carne, os ovos cozidos picados.

Por cima espalhe o restante esparguete. Por fim, regue tudo com o molho da carne, espalhe sobre ele o tomate picado e as azeitonas sem caroço e polvilhe com queijo ralado.

Leve ao forno quente para que seque e aloure um pouco, durante 5 a 10 minutos.

Sirva bem quente.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin