sexta-feira, 12 de Outubro de 2007

Bolo mousse de chocolate


4 ovos
200 gr de farinha
200 gr de açúcar
200 gr de manteiga
1 tablete de chocolate para culinária 200gr

Derreta o chocolate no microondas com a manteiga, entretanto bata o açúcar com os ovos inteiros, junte o chocolate e a manteiga já derretidos e bata sempre com a batedeira por fim junte a farinha aos poucos. Unte uma forma grande com manteiga e farinha deite o preparado, e já tem o forno ligado a 170º vai ao forno só 11 minutos nem mais nem menos dos 11mntos, tire espere um pouco e desenforme.ATT. A forma tem de ser redonda e sem buraco.Bom apetite

Pernil no forno com batatinhas


1 pernil com 1,5 kg ou 2 com 1 kg cada
1 kg de batatinhas
1 dl de azeite
4 dentes de alho pisados
1 colher de sopa de massa de pimentão
5 dl de vinho branco
1 cebola grande picada grosseiramente
1 colher de chá de óregãos fresco
sal q.b.
pimenta branca moída na altura q.b.

Depois do pernil limpo, tempere com a cebola, alhos, vinho, óregãos, massa de pimentão, azeite, sal e pimenta.Deixe marinar, cerca de 2 hora.Findo o tempo, coza o pernil, com um pouco de água e a marinada cerca de 45 minutos ou até estar cozido.Entretanto, descasque as batatinhas.Retire o pernil da panela, ponha-o num tabuleiro e à volta as batatas.Regue com o caldo da cozedura, e leve ao forno cerca de 40 minutos.Vire o pernil de vez em quando para dourar.Sirva acompanhado de esparregado e arroz de ervilhas.

Lombinhos de Porco com Laranja


3 lombinhos de porco
9 fatias de toucinho
2 laranjas
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de vinagre
1,5 dl de caldo de carne
1 dl de sumo de laranja
12 cebolinhas
1 chalota
1 colher de chá rasa de maizena
2 colheres de sopa de manteiga
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
1 dl de licor de laranja


Descasque as laranjas.Corte a pele em juliana e a polpa em gomos não muito grossos, eliminando a pele branca.Branqueie a casca em água a ferver, deixe arrefecer, escorra e ponha a macerar no licor, durante 2 horas, no mínimo.Tempere os lombinhos com sal e pimenta e envolva cada um em 3 fatias de toucinho, prendendo com um palito.Coloque-os num tabuleiro juntamente com os gomos de laranja e leve a assar em forno pré-aquecido a (200ºC), cerca de 20 minutos, dando-lhes a volta diversas vezes para alourarem uniformemente.Entretanto faça um caramelo com 2 colheres de açúcar.Adicione o vinagre e deixe reduzir em lume brando.Junte a chalota picada, o caldo, a maizena diluída no sumo de laranja e as tiras de casca de laranja escorridas.Ferva uns minutos e depois junte a manteiga.Descasque as cebolinhas e coza-as em água com sal até ficarem tenras.Escorra-as bem.Leve ao lume uma frigideira com manteiga e refogue as cebolinhas.Quando começarem a alourar, adicione 1 colher de açúcar e mexa.No último momento, regue os lombinhos com o molho de laranja e incorpore as cebolinhas.Retire por fim as tiras de toucinho, antes de servir.

Batatas com Molho de Natas


2 dl de Natas
1 kg. de batatas novas
1 dente de alho
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
sal q.b.
pimenta q.b.
salsa picada q.b.
sumo de 1/2 limão

Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal.Numa frigideira, derreta a manteiga.Adicione as Natas para Culinária Parmalat e o alho picado.Misture bem.Deite as batatas e faça-as saltear, sacudindo a frigideira de vez em quando.Tempere com sal, pimenta e sumo de limãoSirva em seguida como acompanhamento, de carne ou peixe

Patê de Delicias do Mar


1 embalagem de delícias do mar
2 ovas cozidas
1 ovo cozido
pickles q.b.
maionese q.b.
umas gotas de sumo de limão
1 colher sobremesa ketchup
cerveja q.b. (facultativo)

Picar muito bem os quatro primeiros ingredientes na 1-2-3, misturar a maionese, o ketchup e um pouquinho de cerveja branca, de forma a obter consistência de patê. Servir bem fresco sobre tostas, como entrada, ou para rechear sanduíches, sobre folhas de alface.

Lombos de Pescada Especial


4 lombos de pescada sem peles nem espinhas
1 cubo de caldo de peixe
350 grs de cogumelos de lata laminados
4 dl de natas
1 colher cheia de (sopa) de tomate ketchup
1 colher de (sopa) de mostarda
sal e pimenta q.b.
70 grs de margarina
leite e sumo limão q.b.
óleo para fritar
farinha para polvilhar

Espalme os lombos de pescada, e tempere-os com sal, sumo de limão, pimenta e leite. Deixe nesta marinada por 30 minutos; em seguida, passe-os por farinha e, numa frigideira frite-os em óleo, deixando lourinhos de ambos os lados; retire-os para uma travessa. Escorra o óleo e, na mesma frigideira leve ao lume a margarina, quando estiver bem quente, junte a mostarda, as natas, o cubo de caldo de peixe, o tomate ketchup e os cogumelos, deixe apurar. Deite sobre o peixe e sirva com puré de batata ou, arroz branco e bróculos cozidos.

Garoupa Aromática no Forno


1 garoupa com 1,200 kg
1,200 kg de conquilhas
2 cebolas
2 cenouras cortadas às rodelas
2 ou 3 gemas de ovos
1,5 dl de azeite
1 folha de louro
3 hastes de salsa fresca
4 hastes de coentros frescos
sal q.b.
alguns grãos de pimenta preta
1 gole de vinagre (bom) de vinho branco

Salpique o peixe com um pouco de sal depois deste arranjado.Ponha as conquilhas de molho em água fortemente temperada de sal, para largarem a areia. cerca de 30 minutos.Abra-as depois de passadas por água corrente em lume forte, coando o líquido que deitarem.Retire o miolo das cascas e reserve.Coloque as cebolas e cenouras às rodelas no fundo de uma assadeira, regue-as com metade do azeite e, sobre elas, deite também as folhas de salsa e coentro.Ponha o peixe por cima, pondo também a folha de louro e regue com o restante azeite adicionado a 1 dl de água temperada com um gole de vinagre.Tape e deixe o peixe estufar no forno durante cerca de 20 minutos.Deite o miolo das conquilhas sobre o peixe, após ter retirado a folha de louro.Escorra todo o molho contido na assadeira, junte o líquido largado pelas conquilhas, engrosse este molho com as gemas.Deite em volta do peixe e servia-o de seguida.Acompanhe com batatinhas cozidas a vapor.
Blog Widget by LinkWithin