quinta-feira, 24 de maio de 2007

Cannelones do Mar


1 cebola em rodelas
1 cenoura em rodelas
1 talo de aipo cortado ao meio
500 ml de água
1 ramo de cheiros
250 ml de vinho branco
4 grãos de pimenta preta
300 g de vieiras
500 g de camarões de tamanho médio crus
300 g de filetes de peixe sem pele (ex. pescada, maruca, badejo, ruivo) picados
60 g de manteiga
1 cebola finamente picada
200 g de cogumelos finamente picados
800 g de tomate enlatado finamente picado
2 c. de sopa de salsa fresca picada
2 c. de sopa de manjericão fresco picado
2 c. de sopa de natas
15 cannelones
125 g de queijo cheddar ralado


Aqueça previamente o forno a 180ºC.

Numa caçarola, misture a cebola, a cenoura, o aipo, o ramo de cheiros e a água, deixe levantar fervura. Reduza o calor e deixe cozer em lume brando durante 15 minutos. Junte o vinho e a pimenta e deixe cozer lentamente durante 15 minutos. Escorra, deite fora os legumes e reserve o líquido.

Entretanto, retire os intestinos, as membranas e os músculos brancos das vieiras, deixando as ovas se as houver. Corte em cubinhos. Descasque os camarões, retire-lhes o veio escuro e pique-os grosseiramente. Corte o peixe em cubinhos.

Introduza o líquido reservado numa caçarola e deixe levantar fervura. Junte o peixe e o marisco. Reduza o calor e deixe cozer durante 3 minutos. Escorra e reserve o líquido.

Derreta a manteiga numa frigideira grande e aloure a cebola sob lume médio. Junte os cogumelos e cozinhe até que fiquem tenros. Adicione 60 ml do líquido reservado, o tomate e as ervas aromáticas e deixe cozer em lume brando durante 30 minutos, até engrossar ligeiramente. Misture o peixe, o marisco e as natas e tempere a gosto.

Recheie os cannelones com o peixe e o marisco e disponha-os num tabuleiro de ir ao forno e à mesa previamente untado. Regue com o molho e salpique com o queijo. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos, até que os cannelones estejam cozidos.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin