quarta-feira, 9 de maio de 2007

Ameijoas com Cogumelos e Presunto


1 kg amêijoa
250 dl vinho branco
50 g manteiga
farinha de trigo
2 fatias presunto
1 cebola(s) cortada(s) em rodelas
6 cogumelos laminados
1 cravinho
q.b. noz moscada
2 gema(s) de ovo
1 ramo de cheiros




1. Escolhem-se amêijoas grandes e lavam-se em água fria, pondo-se de seguida a abrir numa caçarola com vinho branco que as cubra. Tiram-se depois das cascas e deixam-se arrefecer, limpando-as para que não levem areia. Filtra-se o vinho branco.

2. Na caçarola, põe-se ao lume, uma porção de manteiga e quando derretida, juntamos uma pequena quantidade de farinha de trigo, mexendo para ligar bem à manteiga.

3. Adicionar presunto picado, rodelas de cebola, quatro cogumenlos cortados, uma raminho de cheiros e um cravo da india e um pouco de nóz moscada. Juntar o caldo e alguma água se necessário.

4. Deixar reduzir o molho e coando-se com um passador, tornando-se a aquecer e depois ligando-se com gemas de ovos fora do lume e conservando-se quente.

5. Mergullham-se no molho as ameijoas frias uma a uma, depois colocam-se sobre uma tábua, separadas umas das outras e deixa-se esfriar o molho.

6. Passam-se segunda vez, pondo-se a frigir em bom azeite até ficarem com cor bonita e servir depois guarnecidas com salsa.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin